Profundezas do mar: 8 animais exóticos que vivem no fundo do oceano

O acidente com o submersível Titan, que implodiu ao descer em direção aos destroços do Titanic, levantou novamente os debates e discussões sobre as profundezas do oceano e seu baixo percentual explorado pelo ser humano. De acordo com a Organização Nacional Francesa de Hidrografia, depois de 200 metros de profundidade, a humanidade conhece apenas 10% do ecossistema debaixo d’água.

Contudo, ao contrário do que possa parecer à primeira vista, o fundo do mar é repleto de vida, reunindo uma fauna extremamente exótica e diferente. Neste post, vamos conhecer alguns dos bichos mais estranhos e curiosos que vivem nas profundezas dos oceanos.

Aliás, o ponto mais profundo dos mares está localizado a 10.984 metros, ou seja, quase 11 quilômetros de profundidade, na Fossa das Marianas, à leste das Ilhas Marianas, próximas do Japão e das Filipinas, no oceano Pacífico.

1 – Diabo negro do mar

Divulgação/ Monterey Bay Aquarium Research Institute

O diabo negro do mar é um dos animais mais exóticos, estranhos e até assustador que vivem nas profundezas do oceano. Seu visual é característico por possuir uma antena brilhante na ponta da cabeça, que se ilumina por conta de bactérias bioluminescentes.

Esse artefato ajuda o animal a atrais suas presas para a sua boca, que é constituída de mandíbulas repletas de dentes afiados.

A espécie de peixe é capaz de viver a uma profundidade de quase 4 mil metros, justamente o nível onde se encontram os destroços do Titanic.

2 – Tubarão duende

Outro animal com aspecto assustador é o tubarão duende, que vive a cerca de 1.300 metros de profundidade. Como característica, possui um focinho em forma de V e uma face que se assemelha a um duende.

As fêmeas desse tubarão podem chegar a medir 6 metros de comprimento. Apesar da aparência, que pode causar medo, são bichos inofensivos.

3 – Peixe bolha

Essa espécie é bastante exótica por não possuir nenhum osso ou músculo. O peixe-bolha é basicamente uma massa gelatinosa, podendo flutuar facilmente pelos oceanos.

Raramente avistado por humanos, esse animal vive entre 400 e 1.700 metros de profundidade, na costa da Austrália e da Tasmânia.

4 – Hirondellea gigas

Habitante da Fossa das Marianas, há mais de 10.000 metros de profundidade, o hirondellea gigas é uma espécie de afípode, com apenas 5 cm de comprimento. Por conta da falta de alimentos naquela profundeza, conseguiu desenvolver enzimas que podem processar madeira como forma de nutrição.

5 – Enypniastes eximia

Esse impressionante pepino do mar pode medir até 20 cm de comprimento e possui uma série de pés tubulares ao seu redor, que servem como locomoção.

Ele é transparente e tem capacidade bioluminescente, possuindo tons cor de rosa quando mais jovens e mais escuros quando mais velhos.

O enypniastes eximia vive a aproximadamente 1.000 metros do fundo do mar e é apelidado de monstro da galinha sem cabeça.

6 – Polvo telescópico

O polvo telescópico é uma fascinante criatura marinha que habita as profundezas do oceano. Com seu corpo flexível e tentáculos longos e finos, esse animal se adapta perfeitamente ao seu ambiente submarino.

Sua habilidade de estender e contrair seus tentáculos em um movimento telescópico único permite ao polvo explorar seu entorno com destreza e capturar presas com precisão.

Além disso, sua capacidade de camuflagem é notável, permitindo-lhe se mimetizar em seu habitat rochoso e se tornar praticamente invisível para suas presas e predadores. Vive a mais de 2.000 metros de profundidade.

7 – Benthocodon

Mesmo que a grande parte desses animais prefira lugares mais perto da superfície, essa espécie pode ser encontrada em até 800 metros de profundidade.

O benthocodeon só atinge 3 cm e se alimenta de pequenos crustáceos e minúsculos organismos unicelulares. Se acredita que a parte vermelha do animal serve para esconder sua bioluminescência de predadores.

8 – Lagosta boxeadora

A lagosta boxeadora é um crustáceo com apêndices em forma de lâmina ou bola, no lugar de pinças.

Esse animal, devido a sua aparência colorida, parece bastante amigável, mas a verdade é que é um dos animais mais violentos. Isso porque esmurra suas presas a uma velocidade superior a 80km/h.

Não vive a profundidades tão agudas, apenas até 40 metros. Mas, vale a pena estar nessa lista, não vale?