Muitos de vocês já devem ter ouvido falar sobre os três Rs da Sustentabilidade, não é mesmo? Reduzir, reutilizar e reciclar são ações que visam minimizar os impactos da atividade humana na natureza, evitando desperdícios e de materiais e poupando a exploração do meio ambiente.
Esse conjunto de ações faz parte de um processo de mudança de hábitos, que tem como objetivo fazer com que as pessoas repensem seus valores e práticas. Mas, por que devemos tomar essas atitudes? Vamos descobrir.
Por dentro da sustentabilidade
Para entender a importância dos três Rs, é preciso compreender melhor a sustentabilidade, conhecida como a capacidade de conservação de um processo ou sistema em um cenário específico. É o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades.
O conceito é baseado em um tripé integrado:
- Social: engloba as pessoas e suas condições de vida, como educação, saúde, violência, lazer, dentre outros aspectos.
- Ambiental: refere-se aos recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade, comunidades ou empresas.
- Econômico: relacionado com a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. A economia deve considerar a questão social e ambiental.
Significado de cada R
Compreendida a importância da sustentabilidade, percebe-se como o grupo de ações de reduzir, reutilizar e reciclar é fundamental para a manutenção sustentável dos nossos modelos de vida. Cada uma delas possui a sua função:
Reduzir
Totalmente voltado à contenção do desperdício. Significa que as pessoas devem pensar em como reduzir seu consumo e, consequentemente, seus resíduos. Algumas ações práticas desse ponto são comprar alimentos e roupas conforme a necessidade, utilizar energia elétrica moderadamente, economizar no uso da água portável, adquirir menor quantidade de bens manufaturados, entre outras.
Reutilizar
Além de reduzir o consumo, é preciso colocar em prática a reutilização de materiais no nosso dia a dia, sem a necessidade de novo processamento. Em todos os momentos, é possível pensar em alternativas de aproveitamento de produtos. O reaproveitamento de recipientes é um dos grandes exemplos dessa prática, assim como a doação de roupas, que possam ser utilizadas por outras pessoas.
Reciclar
A reciclagem é a capacidade de transformar objetos já utilizados em outros, com novas funções, como por exemplo: papéis, vidros, plásticos, latas, pneus etc. Para que o reciclar seja colocado em prática, há um fator muito importante que deve ser levado em conta, a separação dos resíduos. Quanto melhor for a coleta seletiva, melhor será a reciclagem.
Repensar e recusar: os complementares
Além de reduzir, reutilizar e reciclar, outros dois Rs fazem parte do conjunto de ações que convergem para a conservação do meio ambiente e para a sustentabilidade.
Repensar
A proposta é que os consumidores pensem antes de efetuar compras, evitando a aquisição por impulso ou sem real necessidade. É analisar se aquele produto trará vantagens de fato para a sua vida.
Recusar
A ideia é ser consciente e ter personalidade para recusar materiais dispensáveis ou que são prejudiciais ao meio ambiente e à natureza. Isso também se estende, além de bens, a marcas ou empresas que não tenham compromisso e responsabilidade ambiental.
Então, gostou de aprender mais sobre os Rs da sustentabilidade? Então compartilhe este post com seus amigos!