Quando se trata de assuntos relacionados a meio ambiente, surgem muitas dúvidas da população. Uma delas é sobre a necessidade de lavar o lixo reciclável antes de descartá-lo para a coleta.
Decidido em tentar responder a essa pergunta, nosso projeto foi em busca de respostas e seus argumentos. O caso é que: não há a necessidade de lavar, mas é imprescindível retirar o excesso de resíduo orgânico.
Por que é desnecessário
Uma pequena pesquisa na internet e são encontrados diversos resultados afirmando que não é necessário lavar o lixo reciclável antes de encaminhá-lo para a coleta. A principal explicação é que esses itens (sejam eles de vidro, plástico ou metal) serão lavados quando chegarem ao processo de reciclagem. Veja o que diz o diretor-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, Carlos Silva Filho, em reportagem do G1.
– Em qualquer processo de reciclagem, o resíduo será submetido a um processo de higienização. Não há necessidade de uma lavagem aprofundada do material – explica Filho.
Dentre os principais argumentos encontrados para que o lixo reciclável não seja lavado estão, além da lavagem no processo de reciclagem, o desperdício de água e a geração de mais esgoto. Em muitas cidades, não há sistemas de esgotamento sanitário do tipo separador.
Desse modo, a melhor maneira de contribuir para o meio ambiente não é lavar o lixo reciclável, mas mantê-lo dentro de casa até o horário de coleta.
No entanto…
Apesar de não ser necessário lavar o lixo destinado para reciclagem, descartá-lo ainda com resíduos orgânicos pode acarretar problemas. O principal deles são os fortes odores e o mau-cheiro, além do perigo de se tornarem um vetor para doenças.
Outra questão é que material limpinho terá mais chances de ser coletado nas cooperativas, por onde passa muito lixo (muito lixo, mesmo!). Ainda, é importante salientar que as embalagens serão manuseadas por alguém, portanto, questão de respeito com o próximo, higiene e saúde pública.
Então, lavar o lixo ou não?
A orientação é sempre retirar o excesso de resíduo de qualquer material reciclável e descartá-lo no lixo orgânico. Em alguns casos, é possível dar uma passada de água, ao invés de lavar o lixo, caso a quantidade necessária de de água não seja muito grande.
Para gastar menos água na hora de lavar o lixo, basta ser econômico e deixar as embalagens de molho ou na pia enquanto lava outras louças. Outra maneira, por exemplo, é utilizar um pano para limpar resíduos, que depois será lavado apenas uma vez.
Na hora de descartar, potes e caixas de suco ou leite devem ser mantidos com a tampa fechada. Além disso, todos os materiais devem ser corretamente acondicionados e devidamente separados entre seletivos e orgânicos. Outra dica infalível: gerar menos resíduos.
Depois disso, que tal saber mais sobre o correto descarte do lixo? Acesse nosso conteúdo!
Anuncie aqui!
Seja parceiro do projeto Natureza Viva e colabore com as boas notícias do meio ambiente. Entre em contato conosco para saber como ter sua marca divulgada aqui!
Pingback:O impacto da pandemia na geração de lixo plástico