Alternativa ao petróleo: quais combustíveis são opções viáveis?

O petróleo é um recurso natural não renovável, ou seja, um dia irá acabar. Esse cenário futuro reverte preocupações na sociedade mundial, em virtude da importância desse combustível fóssil, e acende o questionamento: qual a alternativa ao petróleo?

Neste post, vamos conhecer mais sobre esse combustível e levantar algumas opções viáveis, ou nem tanto, existentes na atualidade que podem substituir o petróleo de forma sustentável. Acompanhe!

Composição do petróleo

Como dissemos, o petróleo é um combustível fóssil, formado durante milhões de anos na natureza, por meio da decomposição de restos de animais e vegetais, e constituído por um complexo de elementos químicos derivados. Sua composição é basicamente carbono mais hidrogênio, com porções de nitrogênio, oxigênio, sais e metais.

A composição do petróleo varia, dependendo das condições de formação, localização e deposição dos materiais que o formam.

Do petróleo derivam diversos combustíveis como gasolina, óleo diesel, gás de cozinha e querosene. Além de ser fonte de energia predominante para a sociedade mundial, o petróleo serve de matéria-prima para a indústria, na fabricação de diversos produtos como óleos lubrificantes, plásticos e asfalto.

História do uso petróleo

A história do uso do petróleo é bastante antiga e remonta aos povos antigos, que já utilizavam o material para pavimentação de ruas e produção de óleos lubrificantes, mesmo que de maneira arcaica. No entanto, sua utilização mais imponente iniciou no século 19, marcado pela atividade petrolífera de perfuração, extração e refino do petróleo em grande escala.

O petróleo como combustível teve seu início mais forte a partir do século 20, quando passou a ser amplamente explorado por grandes companhias energéticas.

Fontes de combustível alternativas

Apesar de ser extremamente eficiente, o petróleo tem como agravo seu impacto ambiental, por se tratar de um produto fortemente poluente. Além disso, trata-se de um recurso natural que não possui renovação, ou seja, não é sustentável.

Diante dessa preocupação, quais são os combustíveis que podem assumir como alternativa ao petróleo? Vamos conhecer.

1 – Etanol

O etanol, ou álcool combustível, é um dos mais conhecidos como alternativa ao petróleo. O etanol pode ser obtido por meio do cultivo de plantas como a cana-de-açúcar, a beterraba e o milho. Trata-se de um biocombustível com menor emissão de gases poluentes e que pode ser bastante utilizado em automóveis.

Leia nosso post que conta a história do álcool combustível.

2 – Biodiesel

O biodiesel é obtido a partir da extração de glicerina de óleos vegetais como girassol, mamona, soja e colza. Ele é considerado uma boa alternativa ao óleo diesel derivado do petróleo, utilizado em motores de ignição por compressão, muito comum em caminhões e ônibus. Por ser biodegradável, emite muito menos gases prejudiciais ao meio ambiente.

3 – Hidrogênio

Ainda pouco utilizado como combustível, o hidrogênio tem potencial para atuar de forma limpa. Ele pode ser produzido a partir da água, por meio de eletrólise, um processo que gera reação química de produção de substâncias, promovendo energia.

4 – Eletricidade

Uma das fontes combustíveis mais conhecidas como alternativa ao petróleo, a energia elétrica vem ganhando cada vez mais espaço pelo mundo. Atualmente, já existem em escalas regulares de fabricação industrial, veículos movidos a eletricidade, que podem ser recarregados em estações de abastecimento. Sua grande vantagem está em não emitir altos índices de gases poluentes.

5 – Biogás

O biogás é originado de materiais orgânicos, chamados de biomassa. O combustível é formado a partir da atuação de bactérias fermentadoras, em espaços de condições específicas de umidade, temperatura e acidez. Sua vantagem é que pode ser produzido a partir do reaproveitamento de resíduos orgânicos (lixo).

Então, gostou de conhecer alguns combustíveis que são alternativa ao petróleo? Acompanhe nosso blog Natureza Viva e fique por dentro de novidades e artigos de muita informação para o meio ambiente.