Não há registros absolutos sobre a origem e a descoberta do vidro. Especula-se que ele tenha surgido por volta de 7 mil anos antes de Cristo, quando navegadores o descobriram ao fazer fogueiras na praia. Atualmente, o material é um dos mais utilizados e difundidos do planeta e a importância do vidro e da sua reciclagem salienta-se cada vez mais.
No dia a dia é muito difícil não termos contato direto com algum recipiente ou equipamento feito com vidro: garrafas, potes, copos, janelas, portas, para-brisas, telas e visores, películas de celular, óculos, pratos, decorações, travessas de cozinha, lentes de câmeras, etc. Ele nos acompanha em quase tudo.
Do que é feito o vidro?
A grosso modo, a matéria-prima do vidro é a mesma há milhares de anos, contudo, com o avanço da tecnologia e do conhecimento sobre os materiais, outros componentes entraram na mistura. A composição básica do vidro é areia, calcário, óxido de silício (sílica), carbonato de sódio e óxido de alumínio.
Obviamente, de acordo com a aplicabilidade do vidro, as misturas, a técnica e os componentes sofrem alterações. Mas, no conceito geral, a matéria-prima é misturada e levada a um forno de fusão, com temperaturas elevadíssimas. A massa resultante então é moldada conforme a necessidade e passa pelo processo de resfriamento.
O resultado final é um produto bastante resistente e que possui alta capacidade de reciclagem, um dos fatores fortes da importância do vidro para o meio ambiente.
Vidro é 100% reciclável
Você sabia que o vidro possui um ciclo infinito de reciclagem? Isso quer dizer que, depois de usado, ele serve para a fabricação de novos vidros sem perda de qualidade e pureza do produto.
Contudo para que isso ocorra, é preciso que o vidro seja corretamente descartado e enviado para reciclagem. O processo seguinte é a separação por cores e por texturas, para garantir uma nova leva de material com a mesma propriedade.
No processo de reciclagem, o vidro usado é triturado (já depois da triagem) e misturado na produção. Cerca de metade do vidro novo será composto pelos cacos de vidro reciclados.
Estima-se que no Brasil cerca de 40% das embalagens são fabricadas com material reciclado, o que demonstra a importância do vidro para o meio ambiente. Quando o produto é reutilizado, deixa de ser descartado na natureza, muitas vezes incorretamente, poluindo e contaminando solo e água.
Outro fator positivo da reciclagem do vidro é a economia de energia e água na fabricação. Gasta-se cerca de 4% a menos de energia e 10% a menos de água na produção de vidro reciclado.
Olá,
Recomendo vivamente o seu blog/site.
Gostei muito do seu Post.
Obrigado
Pedro Miguel
Muito bom seu site!
Parabéns!!!
https://sistcomsistemacomercial.com.br/