O Brasil é um país com amplas virtudes quando o assunto são paisagens naturais, não é mesmo? Já tratamos aqui, por diversas vezes, sobre sua fauna e flora abundantes.
No post de hoje, reunimos 20 lindas quedas d’águas em território brasileiro. Confira!
1 – Cataratas do Iguaçu, no Paraná
Nossa lista já inicia com uma clássica reunião de quedas de água. As Cataratas do Iguaçú, no Paraná, estão entre as mais belas paisagens naturais do mundo.
2 – Cascata do Caracol, no Rio Grande do Sul
Outra paisagem clássica é a Cascata do Caracol, localizada em Canela, na Serra Gaúcha. Possui 131 metros de altura e é cercada por muito verde.
3 – Cachoeira da Fumaça, na Bahia
A Cachoeira da Fumaça possui 340 metros de altura e é cercada por paredões espetaculares no Vale do Capão, na Bahia. Uma paisagem exuberante.
4 – Cachoeira do Buracão, na Bahia
Localizada na Chapada Diamantina, a Cachoeira do Buracão possui uma queda d’água dentro de um cânion estreito em um incrível salão de pedras e paredões rochosos.
5 – Cachoeira Santa Bárbara, em Goiás
O tom das águas da Cachoeira Santa Bárbara, localizada na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é de tirar o fôlego. A queda d’água de aproximadamente 30 metros é cercada de uma beleza incrível.
6 – Cachoeira Casca d’Anta, em Minas Gerais
Localizada no Parque Nacional da Serra da Canastra, em Capitólio, Minas Gerais, a cachoeira Casca d’Anta possui 186 metros de altura e muito verde.
7 – Cascata do Conde d’Eu, no Rio de Janeiro
Maior do Rio de Janeiro, a Cascata Conde d’Eu possui 127 metros de altura e está localizada no município de Sumidouro, região serrana do estado.
8 – Cachoeira do Tabuleiro, em Minas Gerais
Com 240 metros de altura e um poço de 18 metros de profundidade, a Cachoeira do Tabuleiro está localizada em Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais.
9 – Cachoeira Boca da Onça, em Mato Grosso do Sul
Localizada em Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, a Cachoeira Boca da Onça possui 156 metros de altura, de águas cristalinas do Rio Salobra.
10 – Cachoeira do Segredo, em Goiás
Localizada na Chapada dos Veadeiros, a Cachoeira do Segredo, em Goiás, possui 115 metros de altura, com poço de água profundo e gelado.
11 – Cachoeira da Velha, em Tocantins
A Cachoeira da Velha é parada obrigatória para quem visita o Jalapão, em Tocantins. A potência das suas quedas d’água é de impressionar.
12 – Cachoeira do Formiga, em Tocantins
Também no Tocantins, a Cachoeira do Formiga possui uma intensa coloração azul em suas águas e uma piscina de temperatura agradável, transparente com fundo de areia calcária.
13 – Cachoeiras do Cânion de Furnas, em Minas Gerais
O lago da represa de Furnas ganha ainda mais contornos belos com os paredões rochosos e suas cachoeiras de mais de 20 metros de altura, localizadas em Capitólio, Minas Gerais.
14 – Cachoeiras do Retiro Viking, em Minas Gerais
Também em Minas Gerais, as cachoeiras do Retiro Viking são ligadas por trilhas e diversos pontos para banho. São águas em tom caramelo, relaxantes e pequenas cascatas.
15 – Cachoeira do Abade, em Goiás
Localizada em Pirenópolis, a Cascata do Abade possui 22 metros de queda e um lindo poço, cercado de areia com diferentes tons de verde.
16 – Cachoeira do Corisco, em São Paulo/Paraná
Com uma queda de 106 metros em meio a cânions, a Cachoeira do Corisco fica na divisa de São Paulo com Paraná, oficialmente no município paranaense de Sengés. Uma das vias de acesso principal, porém, é pelo município de Itararé, São Paulo.
17 – Cascata do Chuvisqueiro, no Rio Grande do Sul
Localizada no município de Riozinho, no Vale do Paranhana, Rio Grande do Sul, possui 76 metros de altura e uma linda paisagem.
18 – Salto do Itiquira, em Goiás
Com 168 metros de altura, o Salto do Itiquira está localizado na cidade de Formosa, em Goiás. Possui um paredão rochoso, vestidos pelo verde do cerrado brasileiro.
19 – Cascata do Avencal, em Santa Catarina
Localizada em Urubici, na serra de Santa Catarina, a Cascata do Avencal possui 100 metros de altura, formada por um paredão em semicírculo. Linda paisagem!
20 – Salto do Yucumã, no Rio Grande do Sul
O Salto do Yucumã é considerado a mais extensa queda longitudinal do mundo, com 1.800 metros de extensão. A altura das quedas varia podendo chegar até 20 metros. Está localizado no município de Derrubadas, no Rio Grande do Sul.
Anuncie aqui!
Seja parceiro do projeto Natureza Viva e colabore com as boas notícias do meio ambiente. Entre em contato conosco para saber como ter sua marca divulgada aqui!
Adorei! Tratou os assuntos com bastante coerência e
clareza!