Ministério do Turismo promove chamada pública para projetos sustentáveis no setor

O Ministério do Turismo está colaborando com a Aliança pela Inclusão Produtiva (AIPÊ) em uma chamada pública para a seleção de projetos de organizações sem fins lucrativos que promovem o turismo sustentável em comunidades urbanas e rurais. O objetivo é fortalecer cadeias produtivas locais, melhorar a educação e conscientizar os visitantes. Cada projeto selecionado poderá receber até R$ 500 mil em apoio financeiro por meio do processo seletivo. Além disso, as organizações receberão suporte técnico, incluindo formações coletivas, mentorias, e oportunidades para networking entre os projetos escolhidos. As inscrições e o edital estão disponíveis até 9 de setembro deste ano no site aipe.org.br.

A chamada pública visa promover a inclusão através de iniciativas que possam fortalecer redes locais, aprimorar produtos turísticos e contribuir para a preservação ambiental e o respeito às comunidades. As organizações participantes podem atuar tanto em áreas urbanas quanto rurais e devem direcionar seus investimentos ao fortalecimento de coletivos, redes e entidades locais; à criação e aprimoramento de produtos turísticos; à implementação de práticas sustentáveis em empreendimentos turísticos; e ao monitoramento da sustentabilidade das atividades existentes.

“Incentivar iniciativas como esta é de grande importância para o Ministério do Turismo, pois promove o turismo de base comunitária, gerando emprego e renda para as comunidades locais e ajudando na conscientização e preservação do meio ambiente”, afirma Bárbara Blaudt, diretora de Ordenamento, Inteligência e Desenvolvimento do Ministério do Turismo.

Como participar

Para se inscrever na chamada, as organizações sem fins lucrativos precisam ter CNPJ ativo há pelo menos quatro anos e demonstrar capacidade de integrar diferentes práticas de turismo sustentável. Serão priorizadas iniciativas de turismo de base comunitária, turismo étnico e organizações lideradas ou predominantemente compostas por mulheres, pessoas negras, indígenas, comunidades tradicionais e jovens.

Sobre a Aipê

A Aipê – Aliança pela Inclusão Produtiva nasce da união do conhecimento e experiência de organizações de diversos setores comprometidas com a mesma causa: gerar trabalho e renda para reduzir as desigualdades sociais. Acredita na inclusão produtiva como uma forma relevante de melhorar a vida de quem mais precisa e possibilitar um futuro mais próspero para toda a nossa sociedade.

Apoia projetos de associações, cooperativas, microempresas e empreendedores individuais que promovem a geração de trabalho e aumento de renda. Tem como propósito fortalecer os investimentos e o potencial do impacto para garantir o avanço do empreendedorismo e da empregabilidade de quem mais precisa.

Veja abaixo algumas entidades fundadoras da Aipê: