Os Rs da sustentabilidade: conheça cada um deles e o que representam

Você já deve ter ouvido falar da expressão Rs da sustentabilidade, não é mesmo? Esse termo é utilizado para definir ações voltadas para o comportamento das pessoas, de forma a preservar o meio ambiente.

rs da sustentabilidade
Imagem de Freepik

Os Rs conhecidos há mais tempo são reduzir, reutilizar e reciclar. A eles, foram acrescentados outros: repensar e recusar. Neste post, vamos entender melhor o que significa cada um dos 5 Rs da sustentabilidade e o que eles representam e incentivam. Confira.

Os 5 Rs da sustentabilidade

  • Repensar
  • Recusar
  • Reduzir
  • Reutilizar
  • Reciclar

Repensar

A ação de repensar faz um estímulo às pessoas e organização para que repensem suas atitudes e atos do dia a dia. Todos são convidados a pensar melhor sobre os hábitos de consumo, o descarte de resíduos, as compras por impulso, escolha de materiais para produção, entre outros.

Por exemplo: quem nunca comprou algo apenas por impulso e depois descobriu que não precisava? Isso acontece também com produtos que a pessoa já possui, ou algo que é adquirido apenas pelo fato de ser uma novidade.

O consumo por impulso é combatido pelos Rs da sustentabilidade por meio do ato de repensar, que faz um convite a refletir sobre as reais necessidades e os impactos das ações humanas.

Recusar

O ato de recusar aquilo que não é totalmente necessário ou que causa impactos danosos ao meio ambiente é uma das formas de contribuir para a sustentabilidade. Ele envolve a coragem e a inteligência de dizer não para descartáveis como sacolas, canudos, embalagens duplicadas ou outros produtos que não são essenciais no momento.

Recusar significa também não consumir ou adquirir produtos de empresas que não firmam compromissos com o meio ambiente ou possuem práticas duvidosas. Evite se tornar cliente de quem não respeita a natureza, não respeita leis ou regras.

Reduzir

Outro integrante dos Rs da sustentabilidade é o reduzir. Ele é muito fácil de colocar em prática, veja diversos exemplos:

  • No restaurante, sirva-se apenas o que vai comer
  • Desligue lâmpadas e aparelhos que não estão em uso
  • Utilize menos sabão e produtos químicos para limpeza
  • Diminua o tempo no banho
  • Utilize menor quantidade de toalhas de papel ou guardanapos
  • Coloque menos creme dental na escova
  • Consuma em menor quantidade produtos descartáveis

Reutilizar

Regra de ouro para a sustentabilidade é reutilizar. A praticidade de produção de muitos materiais nos últimos tempos acabou influenciando e fazendo com que as pessoas perdessem o hábito de reutilizar embalagens, por exemplo.

A reutilização é um dos atos mais eficientes para preservar o meio ambiente, pois ao mesmo tempo que reduz o consumo, evita que materiais sejam descartados de forma equivocada na natureza.

Reutiliza sacolas, garrafas, potes e outras embalagens. Reaproveite materiais que seriam jogados no lixo para artesanato. Repasse roupas para parentes e conhecidos e faça doações para campanhas do agasalho.

Reciclar

Por fim, outro dos Rs da sustentabilidade muito importante é o reciclar, que transforma o resíduo em um novo produto. Esse ato literalmente transforma e contribui para o meio ambiente, evitando a produção de novos materiais e economizando matérias-primas.

Além disso, a reciclagem ajuda na geração de emprego e renda para muitas pessoas, que vivem desse trabalho. Por isso, é muito importante colaborar para a reciclagem dos materiais, fazendo a separação correta dos resíduos e descartando para a coleta seletiva os materiais que podem ser reciclados. Uma separação correta ajuda e acelera o processo de reciclagem dos materiais, contribuindo para todo o ecossistema sustentável.

Claro, cabe destacar que essa ação de reciclar também vale, e muito, para empresas e indústrias, na confecção dos seus produtos. Utilizar materiais reciclados muitas vezes é mais barato e ainda pode gerar ganhos para a marca como selos verdes e identificações, que promovem prestígios e maiores vendas junto aos consumidores conscientes.